• (42) 3025-7993
  • Seg. à Sex. 08h30 às 18h00

CIMSAMU celebra seis anos de regionalização do SAMU em 2024

 

Publicado em: 21/02/2024 17:29 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

No mês de fevereiro, o CIMSAMU - Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais completa seis anos de dedicação à implantação, organização, regionalização e operacionalização do serviço de atendimento móvel de urgência na região.

A abrangência do serviço e a ampliação de acesso ao 192 pela população refletiram consideravelmente no volume de atendimentos. Com um número recorde de atendimentos em 2023, mais de 500 profissionais e 28 municípios atendidos, o SAMU Campos Gerais consolida-se como importante componente na Rede de Atenção às Urgências, cobrindo uma população de mais de um milhão de pessoas.

Em comparação com o ano de 2022, o número de chamados em 2023 apresentou um crescimento de mais de 25%, o que demonstra o empenho do CIMSAMU em atender a maior quantidade de pacientes, no menor tempo hábil. Foram atendidos 95.669 chamados pelo 192, para atendimento de vítimas de acidente de trânsito (5.358); causas externas (10.401), que engloba traumatismos, violências, acidentes, etc; 52.485 casos clínicos; 2.092 gineco-obstétricos; 4.947 casos psiquiátricos; dentre outros casos (20.386).

“Desde a sua fundação, em 2 de fevereiro de 2018, o Consórcio tem sido um importante componente para a Rede de Atenção às Urgências, contribuindo significativamente com a regionalização e hierarquização dos serviços e auxiliando na organização da atenção à saúde”, comenta a Diretora do CIMSAMU, Scheila Mainardes.

Segundo o Prefeito do município de Mallet, Moacir Szinvelski. “O Consórcio trouxe mais segurança para a população nos atendimentos de emergência. Isso nos traz muita tranquilidade, ter essa resposta imediata. A chegada do SAMU no município foi espetacular, teve uma melhora muito grande da opinião pública com relação aos atendimentos".

Inicialmente o Consórcio contava com a participação de 12 municípios e hoje, conta com a totalidade dos municípios da 3ª, 4ª e 21ª regiões de saúde do Estado do Paraná, em número de 28: da 3ª região: Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés; da 4ª região: Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares; e da 21ª região: Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

“O CIMSAMU está fazendo muita diferença, temos uma cobertura total da nossa região. É uma satisfação poder trazer para a comunidade um serviço tão importante quanto o SAMU oferece, salvando vidas. A comunidade faz elogios constantes ao serviço nas redes sociais”, destaca o Secretário de Saúde do município de Telêmaco Borba, Anderson Catto.

Para a Secretária de Saúde do município de Fernandes Pinheiro, Emanuele de Mattos, o CIMSAMU desempenha um papel vital, proporcionando cuidados de emergência, em horários que os serviços médicos municipais não estão prontamente disponíveis, fortalecendo o sistema de saúde local. “Para nós, integrar o CIMSAMU foi um ganho muito grande no suporte, visto que o nosso município é o menor da 4ª. região, então nós não possuímos um pronto atendimento 24 horas. Para nós, tem sido fundamental esse suporte de atendimento fora de horário, quando não temos as atividades eletivas. Nós já aderimos ao Consórcio desde que teve início na nossa região. O SAMU já salvou muitas vidas no nosso município. É muito importante essa rede de urgência e emergência para toda a rede estadual", salienta Emanuele.

Em 2021, o Consórcio realizava a cobertura de 15 municípios, e fazia a gestão e operação de 11 ambulâncias. Sob a liderança da Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, como Presidente do CIMSAMU, e da Diretora Scheila Mainardes, os esforços de expansão do serviço resultaram em uma ampliação para gestão de 33 viaturas em 2022, sendo 26 de suporte básico e 7 de suporte avançado, ampliando também o número de Bases Descentralizadas de 12 para 22.

Além disso, o SAMU realiza apoio ao SIATE nas rodovias da região desde final de 2021, quando ocorreu o encerramento dos contratos de concessão das rodovias.

A partir de 2022, o CIMSAMU assumiu também a gestão do Serviço Aeromédico e da Central de Regulação Médica de Urgências.

“Neste final de semana, o serviço aeromédico esteve fazendo um atendimento, resgatando uma pessoa que estava necessitando com muita urgência e em poucos minutos já estava recebendo o atendimento. Isso faz uma diferença muito grande na vida dessa pessoa, na família e tantas outras que foram salvas durante esse tempo de existência do SAMU. Como vimos aqui hoje, são mais de 300 atendimentos por dia e tem aumentado cada vez mais. É uma grande alegria fazer parte deste Consórcio, que tem uma administração séria, está sempre forte, evoluindo e melhorando”, elogia o Prefeito do município de Rio Azul, Leandro Jasinski.

A Presidente do CIMSAMU e Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, cita que o Consórcio foi criado pelos Prefeitos da região, por reconhecerem a importância e a necessidade de promover melhorias na rede de urgência e emergência em toda a região dos Campos Gerais, objetivando o atendimento à saúde da população no âmbito da política nacional de atenção às urgências. “O Consórcio possibilitou a execução conjunta de ações e serviços de saúde e cumprimento da diretriz constitucional de regionalização e hierarquização da rede de serviços na área de atenção às urgências.”

“No decorrer desses seis anos nós crescemos muito. Hoje contamos com 28 municípios, serviço aeromédico, 33 ambulâncias, e nos próximos dias estaremos implantando mais 4 ambulâncias de suporte básico em municípios da região. A tendência é essa, cada vez mais fortalecimento e crescimento do CIMSAMU”, analisa.

 

ASSEMBLEIA GERAL

Nesta terça-feira, 20, os representantes dos municípios consorciados aprovaram em assembleia geral as contas referentes ao ano de 2023, conforme recomendado pelo Conselho Fiscal no início deste mês.

Além disso, a assembleia contou com a apreciação do relatório anual 2023 e a revisão do valor per capita para o ano de 2024. “Nós estamos fazendo um trabalho muito sério, muito transparente, muito honesto, com credibilidade. Temos as nossas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado em todos esses anos e isso só mostra o êxito do nosso trabalho”, reitera a Presidente do CIMSAMU, Elizabeth Schmid