• (42) 3025-7993
  • Seg. à Sex. 08h30 às 18h00

SAMU Campos Gerais reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata 

 

Publicado em: 09/11/2023 14:44 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

Em 2023, o Paraná registrou mais de três mil casos de câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Quando identificada em estágios iniciais, a doença apresenta uma taxa de cura que pode alcançar até 90% dos casos. Neste mês de novembro, dedicado à conscientização e à luta contra o câncer de próstata, o Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU) enfatiza a importância do cuidado à saúde do homem.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre a população masculina, ficando atrás apenas de tumores de pele, classificados como não melanoma. De acordo com a Diretora Técnica do CIMSAMU, Dra. Kelly Kravchychyn, o diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção da doença. “Não existe uma recomendação de exames de rotina para homens abaixo de 50 anos, uma vez que o câncer de próstata é enquadrado como uma doença de maior propensão a partir dos 50 anos, mas é fundamental que todos fiquem atentos a qualquer sinal de mudança na saúde e busque ajuda de um profissional", orienta. “Para aqueles que possuem casos de câncer de próstata na família ou que são negros, a recomendação é realizar uma consulta com o especialista aos 45 anos de idade. A obesidade também entra como fator de risco”, enumera.

 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode ser acionado em situações de urgência ou emergência para pacientes em tratamento do câncer de próstata em caso de, quadros convulsivos por conta de metástases cerebrais, perda de força abrupta por metástase óssea e hemorragia. Após a estabilização dos sintomas agudos, os profissionais farão o encaminhamento para a unidade hospitalar adequada.

Sintomas

Em estágios iniciais a doença pode manifestar sinais relacionados a dores ósseas, nas laterais do quadril e ao sistema urinário como a dificuldade e demora em começar e/ou terminar de urinar; sangue na urina e/ou sêmen; diminuição da micção e necessidade de urinar mais vezes, principalmente à noite.

“O diagnóstico de câncer de próstata se dá a partir de dois exames iniciais de rastreamento: o de sangue, chamado Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal. Em alguns casos, a ecografia, a ressonância magnética e a biópsia da próstata se fazem necessários”, explica Dra. Kelly. 

Prevenção

O aumento de hábitos saudáveis é a principal recomendação na prevenção do câncer de próstata e também de outras doenças. Além da orientação de 30 minutos de atividade física diariamente, os fatores que mais contribuem para uma vida mais equilibrada são: ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.