• (42) 3025-7993
  • Seg. à Sex. 08h30 às 18h00

Dia Mundial de Combate ao AVC: SAMU orienta para a redução de riscos da doença

 

Publicado em: 29/10/2023 09:08 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

Exercício físico, hábitos saudáveis e acompanhamento médico são essenciais na prevenção

Em 2022, ​​87.518 brasileiros faleceram em decorrência de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs). Este evento ocorre devido a alteração no fluxo sanguíneo que chega ao cérebro, levando à morte das células nervosas na região cerebral afetada. Neste 29 de outubro, Dia Mundial de Combate ao AVC, o Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU) destaca a importância de reconhecer os sintomas e de conscientizar sobre a gravidade dessa doença.

Os AVCs são classificados em duas categorias: acidente vascular isquêmico, no qual ocorre uma obstrução dos vasos sanguíneos, responsável por 85% dos casos, e o acidente vascular hemorrágico, conhecido popularmente como derrame, que é o rompimento de um vaso sanguíneo. 

De acordo com a Diretora Técnica do CIMSAMU, Dra. Kelly Kravchychyn, existem uma série de sintomas que são comuns aos pacientes, tanto com quadros isquêmicos, quanto hemorrágicos. "Estes sintomas incluem dor de cabeça muito forte, de início súbito, que pode ser acompanhada de vômitos, fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, em um dos lados do corpo, dificuldade de se movimentar, perda súbita da fala, confusão mental, perda da visão ou dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos", aponta. Para auxiliar nisso, ela sugere relacionar alguns destes sintomas às letras iniciais da palavra SAMU: 

Sorria: peça para a pessoa dar um sorriso,  a boca "torta" pode ser um indicativo

Abrace: veja se a pessoa consegue levantar os dois braços,  a perda da força em um dos braços é mais um sinal característico do AVC

Música: faça com que a pessoa repita uma frase como uma música. A dificuldade na fala é outro sintoma.

Urgente: se identificou algum dos sintomas, ligue para o SAMU 192.

O Acidente Vascular Cerebral é enquadrado na categoria de emergência médica. Ao notar os primeiros sinais do quadro clínico, o Serviço Móvel de Urgência (SAMU), deve ser acionado imediatamente. Este atendimento emergencial é fundamental para a redução de sequelas da doença e chances de óbito. "É importante que as pessoas próximas ao paciente, ao notarem os primeiros sinais, não deem nenhum tipo de remédio, comida ou água. E, se possível, anote o horário de início dos sintomas, para repassar à equipe médica", sinaliza.

Fatores de risco

Existem fatores que podem facilitar o desencadeamento de um Acidente Vascular Cerebral, como a hipertensão, diabetes, colesterol elevado, tabagismo, consumo frequente de álcool e drogas, estresse e sedentarismo.

Indivíduos com 55 anos de idade ou mais apresentam uma maior suscetibilidade ao desenvolvimento de um AVC. A presença de características genéticas, como um histórico familiar de doenças cardiovasculares, também eleva o risco de ocorrência de um AVC. É necessário que estas pessoas estejam mais atentas à saúde e realizem avaliações médicas de forma mais regular.