• (42) 3025-7993
  • Seg. à Sex. 08h30 às 18h00

Renovação de frota do SIATE fortalece atendimento de urgência/emergência na região

 

Publicado em: 24/10/2023 21:44 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

O Governador do Paraná Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira, 24, um aporte de R$ 403 milhões para a Saúde do estado. Neste valor, estão inclusas 30 novas ambulâncias para agregar à estrutura do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE), sendo sete para os Campos Gerais.

Em setembro deste ano, foi assinado Termo de Cooperação Técnica entre Municípios, Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Secretaria de Segurança Pública (SESP) e Plano de Trabalho para unir competências e responsabilidades pela manutenção do serviço do SIATE na região dos Campos Gerais, com apoio do SAMU Regional. 

O SAMU Regional dos Campos Gerais é gerido e operado pelo Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU). Já o serviço do SIATE é atribuição do Grupamento do Corpo de Bombeiros, com apoio dos Municípios.

“Serão sete novas ambulâncias do SIATE para a nossa região, além dos investimentos para os hospitais, o que vai fazer uma grande diferença para Ponta Grossa e região”, destaca a Presidente do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais e Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt. 

“Na região, o atendimento dos serviços pré-hospitalares de urgência é excelente e garante o resguardo da vida de milhares de pessoas. A nossa população sabe que pode contar com o SAMU e o SIATE em momentos tão delicados”, garante a Presidente do CIMSAMU, Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.

TERMO DE COOPERAÇÃO - “Os Municípios de Ponta Grossa, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Telêmaco Borba e Irati aderiram ao Termo de Cooperação Técnica entre SESA e SESP para manutenção do serviço do SIATE nesses Municípios para cobertura de toda a região dos Campos Gerais no atendimento ao trauma em emergência, atuando de forma integrada com o SAMU Regional dos Campos Gerais. O objetivo é a integração entre os serviços, com colaboração, e a inclusão do SIATE no contexto da Política Nacional de Atenção às Urgências, conforme legislação”, explica a Diretora do CIMSAMU, Scheila Mainardes. “Acompanhei a Presidente do CIMSAMU, Prefeita Elizabeth Schmidt, em evento realizado pelo Governo do Estado, onde foi anunciada a renovação de frota do SIATE e também investimentos nos hospitais filantrópicos, que são nossos grandes parceiros na Rede de Urgência e Emergência”, diz. “Parabéns ao Governo do Estado pelas ações e investimentos em prol do fortalecimento da saúde do Estado do Paraná”, conclui.