• (42) 3025-7993
  • Seg. à Sex. 08h30 às 18h00

Coragem e compromisso: Dia do Médico

 

Publicado em: 18/10/2023 15:23 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

Nos atendimentos de emergência prestados pelo SAMU, a presença dos médicos exerce um papel indispensável

No Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), o trabalho do médico é fundamental para a missão de preservar vidas. Esses profissionais desempenham um papel crucial na linha de frente do atendimento, contribuindo para a redução do sofrimento, minimização de sequelas e diminuição da mortalidade das vítimas.

A formação dos médicos atuantes no SAMU abrange uma ampla gama de conhecimentos, uma sólida experiência com habilidades, inteligência emocional e uma comunicação eficaz, o que resulta em procedimentos eficientes na missão de salvar vidas. O preparo técnico e emocional faz toda a diferença em intervenções rápidas e precisas, impactando diretamente na recuperação dos pacientes. Neste 18 de outubro, Dia do Médico, o Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU) presta homenagem e expressa sua gratidão a todos os profissionais dedicados ao cuidado e preservação da vida.

Dr. Francisco Soares de Giacomo Neto, médico do serviço aeromédico do SAMU Campos Gerais, encontrou na medicina de emergência sua missão de vida. "Quando eu estava na faculdade, o SAMU não existia na maior parte do país, somente em poucas cidades. Alguns professores e alunos queriam mudar essa lógica, para que formassemos médicos novos na porta de atendimento, orientados pelos médicos experientes e estudiosos do lado deles", explica.

Os  profissionais que trabalham na linha de frente na urgência e emergência precisam ter raciocínio rápido para a tomada de decisões e agilidade na preservação dos sinais vitais do paciente. Para o Dr. Francisco, os desafios durante o início da carreira são muitos, mas é possível se superar a cada dia. "Os desafios para atuar na emergência são muitos, desde a insegurança pessoal no início da carreira. ‘Será que eu sei o suficiente? Será que eu sou capaz?’. Acredito ser essencial a capacidade de adaptar seu atendimento aos recursos disponíveis e ao ambiente variado", aponta.

A presença de médicos especializados em urgência e emergência é imprescindível nos atendimentos do SAMU. "Para mim, o atendimento pré-hospitalar e a emergência costumam ser o local onde temos um dos maiores impactos na vida das pessoas. Sempre podemos fazer mais e melhor, podemos sempre buscar aquilo que não temos hoje para fazermos melhor amanhã, reitera Dr. Francisco.

Para a Diretora Técnica do CIMSAMU, Dra. Kelly Kravchychyn, além da formação técnica, estes profissionais têm, sobretudo, muito preparo emocional. "É uma profissão muito importante que compõe o serviço prestado pelo SAMU. Cada parte da equipe realiza suas tarefas, buscando como resultado preservar da melhor forma a integridade da vítima. Os médicos são profissionais corajosos, humanitários e absolutamente importantes para a nossa sociedade", garante a Diretora Técnica do CIMSAMU, Dra. Kelly Kravchychyn.