• (42) 3025-7993
  • Seg. à Sex. 08h30 às 18h00

Consorciados ao CIMSAMU aprovam contas do primeiro semestre e previsão de orçamento para 2023

 

Publicado em: 26/08/2022 17:33 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

Consorciados ao CIMSAMU aprovam contas do primeiro semestre e previsão de orçamento para 2023

Assembleia geral aprovou contas do primeiro semestre, proposta orçamentária para 2023 e readequações técnicas

 

Durante a Assembleia Geral desta sexta-feira, 26 de agosto, Prefeitos e demais representantes dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU), aprovaram as contas referentes ao primeiro semestre de 2022, bem como a revisão orçamentária para o segundo período do ano e a proposta orçamentária para o ano de 2023. 

Compuseram a mesa: Elizabeth Schmidt, Prefeita de Ponta Grossa e Presidente do CIMSAMU; Elisângela Pedroso, Prefeita de Carambeí e Tesoureira do CIMSAMU; Benato Junior, Prefeito de Inácio Martins e Presidente da Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Estado do Paraná (AMCESPAR); e Dr. Márcio Matos, Prefeito de Telêmaco Borba e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIMSaúde).

"Estou muito feliz com essa assembleia do CIMSAMU. Aprovamos contas, readequamos orçamentos e ficamos todos a par da proposta orçamentária para 2023", conta a Presidente do CIMSAMU, Prefeita Elizabeth Schmidt. "A Saúde é nossa maior fragilidade. Estamos aqui para favorecer a todos os municípios, especialmente os pequenos. O Consórcio existe justamente para fortalecer e a contribuição é muito grande", afirma. "Na gestão anterior, foi necessária muita coragem para criar este Consórcio, que hoje leva o serviço de urgência e emergência lá na ponta, lá na capilaridade das nossas regiões, o que é imprescindível. Eu tenho certeza que o serviço é muito bem-vindo pela população de todos os municípios que compõem as nossas regiões", defende. 

 

"Os Prefeitos e Secretários presentes concordaram com o que foi proposto, não tivemos ressalva alguma e as dúvidas foram sanadas. Estou muito satisfeita com a equipe do CIMSAMU, que é engajada, forte e profissional, e nos dá garantias para continuar o trabalho", finaliza a Presidente. 

A Diretora do CIMSAMU, Scheila Mainardes, destaca os resultados positivos da gestão. "Apresentamos as contas do primeiro semestre de 2022 e readequamos o orçamento para o próximo semestre. Também aprovamos, com votação unânime, a proposta orçamentária para 2023, permitindo assim que os municípios programem os recursos financeiros para a continuidade dos serviços prestados pelo SAMU. Tudo dentro dos parâmetros legais, levando em consideração o que é necessário para prestar atendimento de qualidade à população", garante. "Hoje apresentamos os números do primeiro semestre aos municípios consorciados e pudemos demonstrar a importância do Consórcio aos municípios", diz. "Fazer parte do Consórcio proporciona melhores condições de custeio do serviço de urgência e emergência, além de oferecer maior acesso da população e qualidade do serviço numa rede de atendimento tão importante, com ajuda mútua dos municípios, com o propósito de salvar vidas", afirma. 

O Secretário Municipal de Saúde de Imbaú, Roberto Franco, defendeu a fiscalização do Consórcio pelos consorciados. "É um serviço que investimos muito e estamos sempre fiscalizando. São recursos públicos que devem ser bem utilizados. O melhor parâmetro é a satisfação dos usuários", diz. "As contas mostraram a transparência do Consórcio, de maneira muito clara e objetiva, esclarecendo muito bem os questionamentos", afirma. 

Franco também destacou a importância do SAMU para o município e para a região. "O SAMU é um componente muito importante dentro da rede de atenção de urgência e emergência, que agiliza, ganha tempo. O maior benefício para a população é um atendimento ágil, qualificado, que leva o paciente ao ponto de atenção mais adequado de acordo com sua condição clínica", elogia. "Precisamos, cada vez mais, fazer com que ele cresça e, ao mesmo tempo, dividir a conta", comenta sobre o Consórcio. 

Em 20 de julho o Conselho Fiscal do CIMSAMU já havia analisado as contas e propostas e emitido parecer favorável, para então, serem encaminhadas à apreciação na assembleia. Na ocasião, a Presidente do Consórcio, Prefeita Elizabeth Schmidt, destacou os resultados positivos da gestão. Segundo a tesoureira, Elisângela Pedroso, Prefeita de Carambeí, durante a reunião, o Conselho considerou satisfatórios os números apresentados e que "confirma a boa administração do Consórcio".