• (42) 3025-7993
  • Seg. à Sex. 08h30 às 18h00

CIMSAMU implanta 33ª ambulância na região, em Reserva

 

Publicado em: 25/04/2022 09:00

Whatsapp

 

O Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU) implantou, na última sexta-feira, 22 de abril, no Município de Reserva, uma Unidade de Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A unidade foi instalada anexo ao Hospital e Pronto Atendimento Municipal, a fim de colaborar com o atendimento das equipes já existentes na cidade. Ao todo, o CIMSAMU soma 18 bases descentralizadas e 33 ambulâncias em atuação na região, contemplando uma população de mais de um milhão de pessoas.

“Essa implantação vem somar ao atendimento oferecido pelo SAMU 192 nos Campos Gerais. Mais pessoas terão acesso ao Serviço Móvel de Urgência, sendo atendidas em menor tempo, com toda a estrutura necessária para o melhor socorro”, comenta a diretora do CIMSAMU, Scheila Mainardes. “Na cidade de Reserva, serão cerca de 27 mil habitantes beneficiados”, acrescenta.

O Prefeito de Reserva, Lucas Machado, destaca o respaldo e confiança proporcionados pelo CIMSAMU na parceria. “Isso nos dá confiança para investir no trabalho, que tem seu preço, mas que tem seu valor, que vem na abertura de vagas, transporte aéreo, tudo isso e mais, que nós ganhamos com o SAMU”, diz o prefeito. “Tínhamos atendimento, que trabalhava de forma muito honrosa, que sempre deu o seu melhor”, afirma. “Hoje, implantamos o SAMU, para somar e ampliar esse atendimento”, garante. “A implantação nos deixa muito felizes e damos as boas-vindas a toda a equipe que vai trabalhar aqui. Contamos com vocês e sua determinação. É um trabalho que exige presteza e empatia, mas tenho certeza de que vocês darão o seu melhor, e a população irá reconhecer”, comenta.

Para a secretária de Saúde do Município, Thais Mendes Martins Didek, a implantação é uma conquista. “Essa equipe vai somar aos nossos atendimentos do Pronto Atendimento, em que tínhamos uma grande dificuldade, pois, nas emergências, nossa equipe de plantão precisava sair para atender. Agora, contaremos com o SAMU”, explica.  Durante a inauguração, a unidade e equipe receberam a bênção do Padre Rafael, para homenagear e proteger os socorristas em atuação no serviço de atendimento de urgência.

O SAMU 192 pode atender vítimas de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. O atendimento é realizado por uma ambulância tripulada por condutor socorrista e técnico de enfermagem.

A unidade ora implantada atenderá chamados dos cidadãos, pelo 192, e solicitação de serviços de saúde para transferência de pacientes a outros serviços de maior complexidade. O atendimento ocorre por meio da Central de Regulação de Urgências, que busca garantir tempo-resposta de qualidade e racionalidade na utilização dos recursos.