Colaboradores do SAMU Campos Gerais estão recebendo capacitações para otimizar seus atendimentos. Desde o dia 21 de agosto, a gestão das ambulâncias e colaboradores está sendo realizada pela empresa Pró-Ativo Gestão de Saúde. “Capacitação, educação permanente e organização, são fundamentos em nosso modelo de gestão do Samu”, explica o diretor médico da Pró-Ativo, Michel Cadenas.
Colaboradores das oito bases instaladas na região desde o mês de fevereiro passaram por treinamentos. “Desde o início implantamos uma metodologia de gestão com foco na organização de materiais e equipamentos, e capacitação das equipes assistenciais”, conta o diretor, enumerando os treinamentos já realizados: uso correto dos equipamentos de proteção individual para atendimentos a pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação pelo Covid19, treinamento de manejo das vias aéreas de pacientes com Covid19 e o treinamento de reanimação cardio-pulmonar.
Além destes, nas próximas semanas estão previstos outros temas a serem abordados. Emergências Obstétricas, Transporte Neonatal, Ventilação mecânica essencial e o Atendimento aos pacientes de Trauma estão na pauta. Todos estes treinamentos são ministrados por equipe da Pró-Ativo, que, além do médico, conta com os enfermeiros Andreia Labes, coordenadora de enfermagem, e Everson Xavier, coordenador de frota.
Para o diretor do CIMSAMU, Jaime Menegoto, manter a capacitação dos colaboradores do SAMU Regional é essencial para um bom atendimento à população dos Campos Gerais. “Temos como missão o controle e gerenciamento na prestação do atendimento móvel de urgência com respeito e excelência à população, para isso a educação permanente é primordial”, esclarece, lembrando ainda que a pandemia do coronavírus deve ser tratada de maneira diferenciada pelas equipes, e que por isso os primeiros treinamentos tiveram esse o foco.
O CIMSAMU realizará assembleia extraordinária no dia 11/09, às 9h30, no Auditório do Sebrae em Ponta Grossa, para apresentar e debater a nova metodologia de rateio a ser proposta aos municípios consorciados.
A iniciativa integra a agenda da nova gestão, pautada na inovação, transparência e sustentabilidade financeira dos serviços prestados pelo consórcio.
A proposta busca equilibrar responsabilidades entre municípios de diferentes portes, oferecer maior previsibilidade orçamentária e simplificar o acompanhamento por gestores, controladorias e equipes técnicas. Com critérios claros e mensuráveis, o novo modelo pretende reduzir distorções, estimular a eficiência e fortalecer a cooperação regional, preservando a qualidade do atendimento à população.
A participação dos municípios é fundamental para o aperfeiçoamento da metodologia e sua implantação responsável. Contamos com a presença de prefeitos(as), secretários(as) de saúde, equipes técnicas e demais representantes dos entes consorciados.