Após contar com uma gravidez de risco, uma mãe do município de Jaguariaíva contou com atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O parto ocorreu na noite de ontem. Com 40 semanas e a mãe apresentando algumas comorbidades, o recém-nascido necessitou de uma transferência. “O 192 foi acionado e pela manhã o helicóptero chegou para fazer a transferência do recém-nascido”, explica o diretor do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU), Jaime Menegoto, lembrando que não é possível a realização de voos noturnos, além da necessidade de tempo favorável para o acionamento da aeronave.
O recém-nascido foi levado ao Hospital Rocio em Campo Largo. Este foi o primeiro serviço aeromédico de resgate em Jaguariaíva em 2021. Mas dezenas de pessoas já foram salvas devido a agilidade do transporte. “A qualidade e agilidade no atendimento primário realizado pelas Equipes de saúde do município garantem que o serviço seja ainda mais eficiente”, destacaram os profissionais de saúde.
O CIMSAMU realizará assembleia extraordinária no dia 11/09, às 9h30, no Auditório do Sebrae em Ponta Grossa, para apresentar e debater a nova metodologia de rateio a ser proposta aos municípios consorciados.
A iniciativa integra a agenda da nova gestão, pautada na inovação, transparência e sustentabilidade financeira dos serviços prestados pelo consórcio.
A proposta busca equilibrar responsabilidades entre municípios de diferentes portes, oferecer maior previsibilidade orçamentária e simplificar o acompanhamento por gestores, controladorias e equipes técnicas. Com critérios claros e mensuráveis, o novo modelo pretende reduzir distorções, estimular a eficiência e fortalecer a cooperação regional, preservando a qualidade do atendimento à população.
A participação dos municípios é fundamental para o aperfeiçoamento da metodologia e sua implantação responsável. Contamos com a presença de prefeitos(as), secretários(as) de saúde, equipes técnicas e demais representantes dos entes consorciados.